Escolha uma Página

A publicidade programática é uma das principais ferramentas para que sites de internet obtenham receita, além de empresas anunciantes espalharem melhor sua marca. O modelo agora vem sendo acusado pelo perfil de Twitter Sleeping Giants Brasil de financiar indiretamente páginas de fake news. Mas, como será que isso acontece? Essa ferramenta começou a ganhar espaço em 2011.

Diversas ferramentas de publicidade programática estão disponíveis no mercado, como o Facebook Ads, a MediaMath e a Criteo, entre outras. Mas a mais conhecida delas é o Google Ads, uma ferramenta que trabalha por meio de “dois braços”: um do lado dos anunciantes e outro do lado dos editores (“publishers”), os donos dos sites. Como funciona? Vamos tomar como exemplo as ferramentas do Google, que é a empresa que detém a maior fatia desse mercado —70% dele no ano passado, para ser mais claro. O Google Ads (ex-Google Adwords) é a plataforma que o Google usa para anunciantes comprarem espaço em sua plataforma. Já o Google Adsense é uma ferramenta para que editores monetizem anúncios e…