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O que é essa estratégia e qual será o seu futuro?

A crescente qualidade e quantidade de dados de Marketing Digital foram seguidas por um aumento explosivo das tecnologias de produção criativa e automação.

Agora, os setores de MarTech e tecnologia permitem a personalização dos aspectos da experiência de marketing.

O data-driven marketing (marketing orientado a dados) é uma estratégia na qual os profissionais de marketing obtêm informações e tendências ao analisar dados gerados pela empresa ou pelo mercado, transformando essas ideias em decisões acionáveis.

No geral, é tomar decisões mais objetivas sobre a estratégia de marketing ao se basear em dados.
Porém, qual o objetivo e os benefícios dessa estratégia e o que os profissionais de marketing precisam saber sobre o seu futuro? Descubra neste post.

Objetivo do data-driven marketing

O objetivo do data-driven marketing é otimizar os processos e estratégias de marketing para atender às tendências em mudança e às demandas únicas do público e dos consumidores, para assim alavancar dados e obter uma visão mais profunda do que os clientes desejam.

Isso acontece pois quando as marcas compreendem completamente quem, o quê, onde, quando e o porquê dos seus esforços de marketing, eles são capazes de tomar melhores decisões.
Segundo previsão da IBM, no ano de 2020 mais de 75% das empresas já irão utilizar essa metodologia para criar soluções inteligentes de mercado.

Benefícios do data-driven marketing
O data-driven marketing oferece benefícios generalizados, incluindo não apenas a eficácia, mas também a facilidade de implementação, graças à disponibilidade de ferramentas amigáveis que fazem parte do processo de análise.

Confira alguns desses benefícios:

  • Segmentação dos consumidores certos
    Muitas empresas escolhem fazer a estratégia de data-driven marketing para melhorar a segmentação do público.
    Com os dados certos, as marcas podem saber exatamente quem está envolvido com seus esforços de marketing em cada canal e em que horas do dia eles estão ativos.
    Isso pode ajudar a concentrar os esforços de marketing nos meios corretos e nos momentos mais efetivos.
  • Mensagens e conteúdo relevantes
    Uma mensagem relevante é o atributo mais importante para uma campanha de marketing.
    Em um mercado tão concorrido, é preciso personalizar seus conteúdos e comunicação de acordo com a sua persona e com os seus interesses.
    Portanto, a estratégia de data-driven, por ser baseada em dados, contribui na separação do que é relevante para o seu público e o que não é. Ferramentas como as de automação de marketing, Google Analytics e de monitoramento de redes sociais podem te fornecer informações.