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BIG DATA

O que é Big Data e qual a importância de implementá-lo na empresa?

A análise de dados faz parte da rotina de negócios de várias áreas. Por meio de técnicas de estatística, processamento de informações e pesquisas de mercados, analistas buscam entender padrões de comportamento e assim tornar serviços mais lucrativos. Internamente, negócios podem implementar as rotinas de análise para identificar gargalos e problemas operacionais. Dessa forma, processos podem ser otimizados continuamente.

O número de informações disponíveis para uso por empresas nunca foi tão grande. Diante disso, foi necessário criar técnicas que permitam o processamento de informações com alto desempenho e disponibilidade. As chamadas ferramentas de Big Data tornam a coleta, processamento e visualização de dados mais simples, padronizadas e eficazes. Assim, negócios podem entender tendências em tempo real e criar produtos mais lucrativos.

Quer saber mais sobre o tema? Então veja o nosso texto de hoje e saiba o que é Big Data como ele pode impactar o seu negócio!

O que é Big Data e como utilizá-lo em análises preditivas?

O termo Big Data é utilizado para definir um grande conjunto de ferramentas de TI que permitem a captura, análise e catalogação de registros em tempo real. As informações podem ser originadas de redes sociais, dispositivos eletrônicos, processos internos ou mesmo pesquisas em meios offline. O importante é que o máximo de registros esteja disponível para o uso da solução de Big Data.

A vantagem dessas ferramentas está em centralizar, em um único local, a coleta e análise de um grande conjunto de registros. A partir disso, as técnicas de estatística e processamento utilizadas permitem que analistas consigam identificar padrões rapidamente e prever tendências com maior precisão.

Como consequência, será possível criar rotinas mais eficazes e se preparar para as mudanças do mercado antecipadamente. Assim, o negócio pode manter-se com um alto grau de competitividade continuamente.

DATA-DRIVEN MARKETING

O que é essa estratégia e qual será o seu futuro?

A crescente qualidade e quantidade de dados de Marketing Digital foram seguidas por um aumento explosivo das tecnologias de produção criativa e automação.

Agora, os setores de MarTech e tecnologia permitem a personalização dos aspectos da experiência de marketing.

O data-driven marketing (marketing orientado a dados) é uma estratégia na qual os profissionais de marketing obtêm informações e tendências ao analisar dados gerados pela empresa ou pelo mercado, transformando essas ideias em decisões acionáveis.

No geral, é tomar decisões mais objetivas sobre a estratégia de marketing ao se basear em dados.

Porém, qual o objetivo e os benefícios dessa estratégia e o que os profissionais de marketing precisam saber sobre o seu futuro? Descubra neste post.

Objetivo do data-driven marketing

O objetivo do data-driven marketing é otimizar os processos e estratégias de marketing para atender às tendências em mudança e às demandas únicas do público e dos consumidores, para assim alavancar dados e obter uma visão mais profunda do que os clientes desejam.

Isso acontece pois quando as marcas compreendem completamente quem, o quê, onde, quando e o porquê dos seus esforços de marketing, eles são capazes de tomar melhores decisões.

Segundo previsão da IBM, no ano de 2020 mais de 75% das empresas já irão utilizar essa metodologia para criar soluções inteligentes de mercado.

Benefícios do data-driven marketing

O data-driven marketing oferece benefícios generalizados, incluindo não apenas a eficácia, mas também a facilidade de implementação, graças à disponibilidade de ferramentas amigáveis que fazem parte do processo de análise.

Confira alguns desses benefícios:

Segmentação dos consumidores certos

Muitas empresas escolhem fazer a estratégia de data-driven marketing para melhorar a segmentação do público.

Com os dados certos, as marcas podem saber exatamente quem está envolvido com seus esforços de marketing em cada canal e em que horas do dia eles estão ativos.

Isso pode ajudar a concentrar os esforços de marketing nos meios corretos e nos momentos mais efetivos.

Mensagens e conteúdo relevantes

Uma mensagem relevante é o atributo mais importante para uma campanha de marketing.